20 abril 2013

EGOÍSMO

Ao longo de anos observei o comportamento de vários cristãos na igreja. Muitos passando a imagem de um bom samaritano, outros ilhados no seu próprio eu religioso e outros exóticos. Mas cada um dentro do seu mundo particular e na sua maioria não vivendo o verdadeiro Evangelho de Cristo. Mas um dos comportamentos que mais chamou a nossa atenção foi o lado egoístico de muitos cristãos. Aqueles que só pensam neles e para eximir-se das suas obrigações de ajudar o próximo, limitam-se na seguinte frase "...vamos orar para Deus te ajudar..". O egoísta nunca quer ajudar, nunca quer dividir, nunca quer seu espaço invadido e as poucas vezes que ajuda, fica jogando na cara do "irmão em Cristo". Jesus sempre curou, pregou, ensinou e orou por todos, mas nunca "jogou" na cara da multidão que deu o veredito para a sua crucificação e nem na cara de seus discípulos. Aqui vale ressaltar que os mesmos chegaram até abandonar, vender e negar Jesus. Mas isto, prova as Escrituras Sagradas que o ser humano por maior que seja sua santidade, não deixa de ser um egoísta. O egoísmo permeia a alma e denigre o espírito.  Muitos tem possibilidades de fazer o mínimo, mas não o fazem por egoísmo. A igreja do Senhor Jesus sofre com este tipo de pessoa, talvez nem ela se dá conta de sua conduta. Jesus mandou Zaqueu descer da árvore não para somente repousar na casa dele. Jesus fez descer Zaqueu para ele aprender a dividir o que tinha com os necessitados. Zaqueu pensou que subir na árvore para ver Jesus não lhe renderia nada, apenas o esforço físico de subir no tronco. Mas Jesus pois a prova o esforço espiritual de Zaqueu, levando e convencendo de repartir parte de sua fortuna com os necessitados.Enfim o maior esforço é fazer o egoísta a repartir seus bens e não entrar na igreja somente para ouvir a Palavra de Deus.

Pense nisso.


 

13 abril 2013

MEDO, UM SENTIMENTO QUE PERTUBA.

Uma recente pesquisa na Nova Zelândia conseguiu estimar que o medo é um sentimento que pertuba milhares de jovens. Na pesquisa foram divididos o grupo dos jovens que eram estudantes de universidades e o outro de jovens estudantes da Bíblia. Constatou que os jovens universitários sofriam da fobia da morte, enquanto os jovens estudantes da Bíblia tinham uma tranquilidade e paz quanto a morte. As pessoas nas diversas classes social encaram o medo de forma diferente. A bíblia relata que quando Deus criou o homem a sua imagem e semelhança não colocou esse sentimento que pertuba. Esse pecado leva ao homem a praticar coisas e a prevaricar, então  POR CAUSA DO PECADO O HOMEM SAI DE SEU LUGAR Gen 3:11ª14 Sl 42:7, ou seja, sai da sua condição de adorador de Deus. E quando sai da presença de Deus, sobrevém o medo, um sentimento que pertuba. Assim não pode o primeiro homem (Adão) ficar na mesma condição anterior, original. Isto levou ao Senhor Deus colocar um anjo com a espada inflamada, que deu medo em Adão (Gen 3:24). Como então construir uma igreja do Senhor Jesus colocando o medo no coração de seus membros? Como ser mais que vencedor, se semeou o medo dentro da congregação? Será que Jesus plantou esse sentimento no coração de seus discípulos? Precisamos aprender que o medo nos afasta de Deus, não temos como justificar isto a Ele. O medo também destrói e mata, a fobia é sempre em relação a uma determinada situação, objeto ou bicho. Superar o medo é uma vvontade de todos, a Bíblia explica que e "I Pedro 5:6 - Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que o seu tempo vos exalte." Uma condição que nem todos querem assumir, pois o medo de servir a Deus, servirá de chacotas e críticas das pessoas ao seu lado. Razão pela qual muitos ficam ao longo de suas vidas sofrendo com todo tipo de medo. 

Pr. Márcio Senna (montesiao.senna@gmail.com) 

02 abril 2013

ARMAS NA BATALHA ESPIRITUAL

Você saberia usar as armas na batalha espiritual contra as investidas do inimigo? ou abandonaria o campo de batalha, entregando tudo para o inimigo? Muitas pessoas estão dentro das igrejas mas não sabem e nem conhecem as armas na batalha espiritual. Certa vez Jesus apresentou "duas armas" contra as investidas dos demônios, que não saiam do corpo de uma pessoa. Ele disse para os discípulos "... essa casta de demônios só sai com jejum e oração...". Duas armas poderosas que seus discípulos não sabiam manusear contra os demônios. Moisés conhecia o poder da arma de Deus, quando usou o cajado para abrir o Mar Vermelho. Daniel na cova dos leões usou a arma da oração para travar as bocas dos leões. José no Egito usou a arma da revelação para anunciar ao faraó a abundância e escassez de viveres na época. Abraão usou a arma da fé saindo da sua terra e da sua parentela para se tornar uma grande nação. João o Batista usou a arma do batismo do arrependimento para desafiar os escribas e fariseus, chamando-os de raça de víboras até quando resistais. Enfim qual a arma que você está usando para vencer o inimigo que o tem atormentado. O apóstolo dos gentios, Paulo bem disse que nossa luta não era contra a carne e o sangue, mas sim contra os dominadores deste mundo tenebroso. A igreja de Cristo que não trava batalha espiritual com as armas do Evangelho, com certeza está morta no campo de batalha espiritual. Diz a Bíblia "Oséias 4:6 . O meu povo se perde por falta de conhecimento." Te digo aonde está o seu conhecimento para as batalhas?

Pense nisso.

Pr. Márcio Senna